img-noticia-volker

Registros da visita do Prof. Dr. Volker Pickert, pesquisador da Universidade de Newcastle, no Reino Unido.

A Universidade Federal de Goiás – EMC, por meio de Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação – EMC, orgulha-se por ter tido o privilégio de receber a visita do Professor Dr. Volker Pickert, pesquisador da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, de 27/04/2019 a 12/05/2019. Por ocasião de sua visita, o referido pesquisador ofereceu palestras e mini-curso que contou com a presença de professores da EMC e de outras instituições de ensino de Goiânia, estudantes e profissionais da região. Foi recebido pelo Magnífico Reitor da UFG, Prof. Dr. Edward Madureira Brasil, pela Vice-Diretora, Profa. Dra. Sandramara Matias Chaves e pelo Diretor de Relações Internacionais, Prof. Dr. Francisco José Quaresma de Figueiredo. Na ocasião, esteve acompanhado do Diretor da EMC, Prof. Dr. Reinaldo Gonçalves Nogueira e pelo Prof. Dr. Wander G. da Silva. Teve a oportunidade conhecer as instalações do Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – CRTI e sua relevância para a UFG, para o Estado de Goiás e para o Brasil, em função dos trabalhos ali desenvolvidos.

A Diretora de Pesquisa da UFG, Profa. Dra. Rejane Faria Ribeiro Rotta apresentou-lhe números capazes de demonstrar as dimensões da UFG, sua importância para o Estado de Goiás e sua posição de destaque nas diferentes áreas do conhecimento, não apenas no cenário nacional, mas também, no cenário internacional.

Durante sua visita na EMC, o Prof. Pickert apresentou sua instituição de origem – a Universidade de Newcastle – Reino Unido, e seu grupo de pesquisa, denominado Electrical Power Research Group, o maior grupo de pesquisa acadêmica do Reino Unido, do qual é líder. Destacou a relevância das pesquisas ali desenvolvidas, sua importância para o Reino Unido e sua posição de destaque e reconhecimento no cenário internacional.

Durante os 15 dias de sua visita, esteve em permanente contato com estudantes e docentes da EMC, dando-lhes a oportunidade de ampliar horizontes em termos de pesquisa de inovação nas diferentes áreas da Engenharia Elétrica, especialmente em temas relacionados a Sistemas Fotovoltaicos, Veículos Elétricos e Energias Renováveis. Suas palestras, de alto nível e elevado grau de relevância, foram capazes de motivar estudantes e professores para o desenvolvimento de pesquisas nas referidas áreas do conhecimento, abrindo-lhes oportunidade de colaboração com a Universidade de Newcastle.

Sua visita foi possível graças ao envolvimento do Newton Fund, Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa – CONFAP, The Royal Society, British Academy e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás – FAPEG, responsável pela liberação dos recursos da chamada pública  CONFAP – THE UK ACADEMIES Fellowships, Research Mobility, and Young Investigator Awards for UK researchers in Brazil – 4th Round. Foi, portanto, dado um grande passo rumo à maior internacionalização da EMC e UFG, possibilitando sua maior inserção no cenário internacional.

 

Prof. Dr. Volker Pickert.

Prof. Dr. Volker Pickert.

 

Prof. Dr. Volker Pickert sendo recepcionado pelo Magnífico Reitor, Prof. Dr. Edward M. Brasil.

Prof. Dr. Volker Pickert sendo recepcionado pelo Magnífico Reitor, Prof. Dr. Edward M. Brasil.

 

Prof. Dr. Volker Pickert durante um a de suas diversas apresentações.   Prof. Dr. Volker Pickert durante um a de suas diversas apresentações.   img-volker3

Prof. Dr. Volker Pickert durante uma de suas diversas apresentações.