selo-energia-solar

Centro de Aulas das Engenharias é a 1ª edificação Pública a receber a etiquetagem de edificação Classe “A” (mais eficiente) em Goiás

Dentro do Projeto Prioritário e Estratégico financiado pela Enel Distribuidora Goiás e coordenado pelo Professor Dr. Marcelo Stehling de Castro, o Centro de Aulas das Engenharias é o primeira edificação Pública a receber a etiquetagem de edificação Classe “A” (mais eficiente) em Goiás.

O Plano Brasileiro de Etiquetagem (PBE), criado em 2009 em parceria entre o Inmetro e a Eletrobrás/PROCEL tem o objetivo de avaliar o nível de eficiência energética das edificações comerciais, de serviços e públicas (RTQ-C: Regulamento Técnico de Qualidade) e também das residenciais (RTQ-R), cujo a classificação varia entre as letras “A” (mais eficiente) até a letra “E”, conforme a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE)
O RTQ-C avalia 3 itens da edificação (envoltória, condicionamento de ar e iluminação) e suas bonificações (elevadores eficientes, sistemas de uso racional da água, fontes de energia renovável, sistemas de cogeração, inovações técnicas e maior aproveitamento de iluminação natural).


Conforme a Instrução Normativa Nº 2, as edificações públicas federais novas devem ser construídas a garantir a obtenção da ENCE Geral da Edificação Construída Classe A, assim, O CENTRO DE AULAS E - ESCOLA DE ENGENHARIA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG), da UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) localizado em Goiânia, GO, Brasil, concluiu com sucesso o processo de etiquetagem no Programa Brasileiro de Etiquetagem. A edificação conquistou o a etiqueta de classificação "A" (mais eficiente).


O CAE foi avaliado com classificação “C” para a envoltória, “B” para iluminação, “B” para condicionamento de ar e 1 ponto de bonificação de energia solar fotovoltaica, assim, foi emitida a ENCE GERAL da Fase EDIFICAÇÃO CONSTRUÍDA.
O CAE é a segunda edificação no estado de Goiás entre comerciais, públicas e de serviços a receber a etiquetagem de edificação Classe “A” e a primeira edificação pública do Estado.

 

selo-emc

Categorías: notícias