NOTICIA-PROJETOS SELECIONADOS-AMIGOS BRASIL

Projetos aprovados - Edital 1º Semestre de 2022 Fundo Patrimonial Amigos do Brasil Central

No início de 2021 o Fundo Patrimonial teve o prazer de anunciar o primeiro edital de projetos de sua história.

Segue abaixo, a lista completa, e um breve resumo de cada projeto aprovado.

Multiplicando Saberes Sobre Solos

O projeto Multiplicando Saberes Sobre Solos, do IESA/UFG, visa promover educação e popularização do conhecimento em solos como instrumento de apropriação e construção de saberes sobre o espaço geográfico que se habita ou que é utilizado para outros fins como o cultivo agrícola e como ferramenta de educação ambiental voltada para a prevenção de processos de degradação dos solos, alagamentos, inundações e assoreamento de reservatórios.

Smart InfoLab

É um projeto de melhoria do espaço físico para manter um laboratório/sala disponível para estudantes usarem, estudar, fazer seus trabalhos todos softwares necessários para sua graduação/pesquisa/ensino/monitoria. O objetivo esperado é um laboratório de informática aberto para a comunidade acadêmica, com segurança dos equipamentos, controle de acesso e vários sensores para garantir economia de recursos (ar-condicionado e luz), segurança patrimonial (tag RFID que registram retiradas de equipamentos e acionam uma central de vigilância) independente.

MASA – Manufatura Aditiva por Soldagem a Arco

A Manufatura Aditiva por Soldagem a Arco (MASA) consiste na fabricação de pré-formas metálicas a partir da deposição de multicamadas de cordões de solda sobre um substrato. O objetivo do projeto é a otimização do tempo de interpasses por meio de um controle automático de acionamento de um braço robótico a partir do conhecimento da temperatura crítica de interpasses. Os resultados esperados são a formação de uma infraestrutura laboratorial para ensino, pesquisa e desenvolvimento da técnica de Manufatura Aditiva por Soldagem a Arco.

Podcast “Em Construção”

O podcast “Em Construção” é um projeto de extensão da Escola de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Goiás criado pela Liga Acadêmica de Construção Civil da UFG (LACOCI) no dia 20 de junho de 2020. O projeto tem como objetivo desenvolver um podcast educativo relacionando diversos temas pertinentes à Construção Civil de maneira acessível ao público em geral e, tendo como público-alvo, os alunos do curso de Engenharia Civil e profissionais já formados interessados em novas tecnologias e inovações do mercado de Construção Civil.

Congresso de Engenharia e Tecnologia 2021

O Congresso de Engenharia e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CET) é um evento bienal, promovido pela Agremiação Politécnica da UFG, que busca a difusão, entre alunos e formados, do conhecimento científico existente, situando os congressistas como agentes nos processos. Em 2021, o tema do CET é “Indústria 5.0”, com o intuito de debater o desenvolvimento pautado em inovação científica e melhorias.

Pequi Mecânico

O Núcleo de Robótica Pequi Mecânico UFG é uma iniciativa de alunos e professores da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação. A ideia embrionária do Núcleo surgiu, inicialmente, para estimular os alunos da Escola de Engenharia da UFG na busca pelo conhecimento fora da sala de aula e, principalmente, no desenvolvimento da robótica no Estado de Goiás. Porém, hoje, o Núcleo se tornou um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Automação e Robótica, contribuindo para a sociedade na produção de novas tecnologias e produtos inovadores.

Aerodactyl UFG

A Aerodactyl é a equipe de Aerodesign e projeto de extensão da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação da Universidade Federal de Goiás (UFG). A equipe participa anualmente das competições da SAE Brasil Aerodesign projetando e construindo aeronaves rádio-controladas de acordo com os objetivos impostos.

OPTIMUS FSAE UFG

A Equipe Optimus FSAE UFG é um projeto de extensão acadêmica devidamente regulamentado junto à Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e Computação da Universidade Federal de Goiás. Tem como motivação principal a aplicação dos conhecimentos técnicos decorrentes dos cursos de graduação da Universidade na fabricação de veículos automotores de alta performance dotados de quatro rodas, sendo o propósito final participar das competições FÓRMULA SAE BRASIL.

Categorias: Notícias