noticia-capa-inauguracao-usinas

Inauguração do Parque de Usinas Fotovoltaicas da UFG

Sexta-feira (10/12/2021) foi inaugurado o Parque das novas Usinas Fotovoltaicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), que responderá por cerca de 36% da energia elétrica utilizada pela instituição. O projeto teve início em meados de 2018, que tinha como objetivo reduzir o consumo de energia da UFG por meio do investimento em fontes renováveis.

A coordenação foi liderada pelo Comitê Gestor de Energia Elétrica da UFG (CGEE), sob a presidência do professor Antonio Melo de Oliveira (EMC/UFG), contando com a participação dos membros efetivos professor Marcelo Stehling de Castro, engenheiros Josephy Dias Santos e Gustavo Dias de Oliveira (membro convidado) que pertencem a Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação.

inauguracao-placas

Descerramento da placa da usina fotovoltaica da UFG

Fotos: Wesley Menezes

“Poder colocar a serviço da UFG todo o conhecimento e a capacidade de trabalho em um projeto tão importante traz um sentimento de satisfação enorme, tanto pessoal, como profissional” - Marcelo EMC/UFG.

Ao todos serão 24 usinas em funcionamento, com um total de mais de 10 mil módulos fotovoltaicos distribuídos em telhados e no solo ocupando uma área total de 31.500 m2, cuja produção anual estimada será de 5,8 GWh. Para se ter uma ideia do que representa esse valor, o consumo total da UFG nos últimos anos foi de: 16,2 GWh (2019 – antes da pandemia de COVID-19); 10,2 GWh (2020 – durante a pandemia); e 9,95 GWh (2021 – com valores de consumo até novembro).

grafico-fotovoltaicasufg