Laboratório de Pesquisa em Engenharia de Alta Tensão (LAPEAT UFG)

O Laboratório de Pesquisa em Engenharia de Alta Tensão (LAPEAT UFG) foi criado em 30 de maio de 2022 pela Equipe de Pesquisadores do Projeto de Pesquisa cadastrado na PRPI/UFG com o código PI06239-2022 (com o título: Pesquisa e Desenvolvimento em Engenharia de Alta Tensão).

Endereço: Sala G10 do Bloco G da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC) da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Av. Universitária, n.º 1488 - quadra 86 - Setor Leste Universitário | CEP: 74605-010| Goiânia-GO

Localização

Coordenadora do Laboratório: Profa.Cacilda de Jesus Ribeiro, Dra. (Email: cacilda@ufg.br)

Apresentação:

O LAPEAT UFG tem como objetivo a Pesquisa e o Desenvolvimento em Engenharia de Alta Tensão (AT), relacionados às Subestações de Energia Elétrica, e aos equipamentos estratégicos e de custos elevados, e que são fundamentais para proporcionarem a segurança e o fornecimento adequado de energia elétrica para a sociedade. Desta forma são desenvolvidas metodologias e ferramentas computacionais aplicadas em subestações de energia elétrica e em equipamentos, como: Transformador de Potência, Disjuntor, Módulo Híbrido (disjuntor, seccionadora e TC), Chave seccionadora, Para-raio, Transformador de Corrente, Transformador de Potencial, Cabo isolado, e outros. Desta forma, as pesquisas possuem foco em inovações tecnológicas e metodológicas nas importantes áreas de: Diagnósticos e Ensaios, Engenharia de Segurança, Engenharia de Manutenção, Otimização computacional, Inteligência Artificial aplicada, e Aprendizagem de Máquina ("Machine Learning"), contribuindo com o desempenho do sistema elétrico de potência.

As atividades do LAPEAT UFG são:

1. Pesquisa e desenvolvimento (P&D) em Engenharia de Alta Tensão, visando inovações tecnológicas e metodológicas em subestações de energia elétrica e em equipamentos como: Transformador de Potência, Disjuntor, Módulo Híbrido (disjuntor, seccionadora e TC), Chave seccionadora, Para-raio, Transformador de Corrente, Transformador de Potencial, Cabo isolado, e outros;
  2. Desenvolvimento de metodologias e de ferramentas computacionais de apoio a tomada de decisão nas áreas de: Diagnósticos e Ensaios, Engenharia de Segurança, Engenharia de Manutenção, Otimização computacional, Inteligência Artificial aplicada, e Aprendizagem de Máquina ("Machine Learning"), contribuindo com o desempenho do sistema elétrico de potência; e
  3. Contribuição com os estudos e as publicações científicas, por meio da consolidação do Grupo de Trabalho em Pesquisa em Engenharia de Alta Tensão, parcerias com empresas e instituições nacionais e internacionais.
Marca Manual Assinatura
logo-lapeatufg Baixar arquivo em formato .pdf logo-lapeatemcufg

Membros da Equipe de Pesquisadores do LAPEAT UFG:

Nome Categoria Contato Currículo Lattes
Alessandro Thomas Fernandes Almeida Borges Discente alessandro_thomas@discente.ufg.br Plataforma Lattes
Alisson Assis Cardoso Docente alsnac@ufg.br Plataforma Lattes
André Pereira Marques Docente (IFG) ap.marques@ifg.edu.br Plataforma Lattes
Cacilda de Jesus Ribeiro Docente cacilda@ufg.br Plataforma Lattes
Gabriel Araújo Barrado Discente gabriel.barrado@discente.ufg.br Plataforma Lattes
Gabryel Claudino Borges Discente (EC) gabryelclaudinoborges@gmail.com
Gustavo Bittar Gonçalves Discente  gustavobittar@discente.ufg.br Plataforma Lattes
Gustavo Souto de Sá e Souza Servidor magus@ufg.br Plataforma Lattes